quarta-feira, 11 de abril de 2007

É UMA MERDA MESMO

Isso não é um jornal.
Se veio atrás de notícias, reportagens ou pauta, caia fora.
É estranho algumas pessoas confundirem jornalismo opinativo com opiniões toscas a respeito da realidade. Achar alguma coisa sobre alguma coisa e perguntar, logo em seguida "você não acha" é pseudojornalismo. Puro.
Se você procura jornalismo de verdade não é neste blog, ou na grande parte de todos os blogs, que você saciará sua sede. Se quiser jornalismo de verdade, leia bons livros, assita documentários relevantes. Forme sua opinião. Porque se depender da minha vontade, manipularei facilmente sua teoria do que seja a vida, pois tenho ferramentas textuais para tanto.
Isso não é um jornal definitivamente. É um protesto. Um grito das vozes presas nas espirais do silêncio. Uma alma cansada de ver tanta sandice espalhada por aí por pseudoestudantes de pseudojornalismo, até mesmo por mim mesmo, um pseudônimo de Camila Delmondes_ porque esta sim, é uma pseudoanarquista daquelas.

5 comentários:

Victor Doneida disse...

Ai meu deus!!!

ADILSON JORGE disse...

Confesso que fiquei assustado com o post, e ao mesmo tempo muito feliz. Acredito que, realmente, uma posição tem de ser tomada por aqueles que, realmente (de novo!), têm alguma idéia do que é jornalismo.

Tenho dó de alguns, já se vão 3 semestres e ainda não entenderam nada, ou se esforçam para não entender e pensam que "jornalismo é falar o que quer", na hora que quer, onde quer etc.

Sem contar naquelas que não tiveram sorte na carreira de modelo e querem aparecer na TV de qualquer maneira. Culpa da Fátima Bernardes e de sua chapinha japonesa (ou chinesa, sei lá!)?

No espiral do silêncio fico eu. Da espiral ao contrário, com preconceitos e piadas disfarçadas de notícias, um insulto ao verdadeiro jornalismo, fico com o Saiba MENOS, mas com MAIS conteúdo.

Camila, parabéns pela iniciativa e fico à disposição para qualquer coisa.

Abraços

Unknown disse...

A espiral do silêncio é um conceito particularmente interessante, na compreensão dos processos de formação da opinião pública. Silêncio gera silêncio. É contra esse perverso processo que, em geral, as publicações sindicais berram, gritam! rs.rs.
Fiquei muito feliz com a lembrança do conteúdo da aula. Fala Camila: é sério ou ironia, a homenagem???
Eu, que nem me levo muito a sério, acreditei e fiquei bobona, mantegona, emocionada!

Borgo disse...

Senti um ar de provocação, tanto no post como no comentário do Adilson.

Posso estar completamente enganado, mas achei que esse post e esse comentário tiveram como destino o Conclave, nosso blog que mescla assuntos sérios e verdadeiras piadas.

Ai cabe a cada um interpretar o que é piada e o que é sério. Mas realmente fiquei triste por esse post e esse comentário e os entendi como provocações,talvez não propositais,mas, provocações.

No mais, espero que possm entender e diferenciar a brincadeira da coisa séria.


Borgo e o Conclave.

Mateus Takaki disse...

Concordo plenamente Camila, nem toda informação passada a um leitor é jornalismo, toda profissão tem sua ética e fugir dela é um ato de não profissionalismo.
Vendo a informação como um bem publico, fica a cargo dos jornalistas passar essa informações com todo devido cuidado, pois o Jornalista tem o poder de manipular as pessoas com palavras e imagens, e isso é uma ferramenta construtiva nas mãos dos jornalistas e destrutivas nas mãos dos não jornalistas de fato.
Talvez posso estar dizendo besteira, já que não sou da área de comunicação mas encarei esse post como um manifesto, onde busca alertar as pessoas dos falsos jornalistas e de todos aqueles que fingem serem o que não são.
Gostei muito do seu blog... parabéns, e com certeza você será uma grande jornalista.